Desenvolvimento NFS-e
Desenvolvimento NFS-e
Desenvolvimento NFS-e
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Desenvolvimento NFS-e

Site destinado a desenvolvedores de softwares na integração com a NFS-e.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Janderson




Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/08/2012

(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty
MensagemAssunto: (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote   (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote EmptySex Ago 03, 2012 10:36 am

Bem tenho enviado o lote normalmente, gera o protocolo tudo certo, porem quando vou consultar, recebo a seguinte mensagem:
Essa é minha mensagem personalizada, porém possue o erro do GINFES

---------------------------
Mensagem de erro de retorno
---------------------------
Erro no Lote de RPS Protocolo GINFES(820127247)
E4 - Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados

Mas o que é mais engraçado é que quando vou acessar o site é que o RPS foi gerado, gostaria de saber porque o consultar do lote apresenta isso? O qual o problema ao enviar o lote? Alguém está passando por isso? E como resolver por favor.

A cidade é Manaus.


Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Silveira ADM
Admin
Vinicius Silveira ADM


Mensagens : 441
Data de inscrição : 23/02/2012
Localização : São Paulo

(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty
MensagemAssunto: Re: (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote   (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote EmptySex Ago 03, 2012 1:44 pm

Janderson escreveu:
Bem tenho enviado o lote normalmente, gera o protocolo tudo certo, porem quando vou consultar, recebo a seguinte mensagem:
Essa é minha mensagem personalizada, porém possue o erro do GINFES

---------------------------
Mensagem de erro de retorno
---------------------------
Erro no Lote de RPS Protocolo GINFES(820127247)
E4 - Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados

Mas o que é mais engraçado é que quando vou acessar o site é que o RPS foi gerado, gostaria de saber porque o consultar do lote apresenta isso? O qual o problema ao enviar o lote? Alguém está passando por isso? E como resolver por favor.

A cidade é Manaus.




RPS é enviado em lote para o sistema da prefeitura, que realiza a recepção do mesmo e informa o número de protocolo. Neste momento a única coisa que há no sistema da prefeitura é o lote de RPS, ainda não processado, ou seja, sem que tenha havido a análise dos dados que compõe o RPS e se ele deve, ou não, se tornar uma NFS-e.

O lote é colocado em uma fila para processamento e à partir deste momento o seu sistema deve consultar se o lote está ou não está processado (via WebServices pelo método servico_consultar_situacao_lote_rps_envio_vXX e pelo site através do link "Consultar Recibo" na menu Recibo Provisório). Este método retorna uma das seguintes opções:

1 – Não Recebido
2 – Não Processado
3 – Processado com Erro
4 – Processado com Sucesso

Caso o "sistema" do contribuinte ignore a etapa de consulta da situação do lote e solicite ao sistema da prefeitura as NFS-e ou erros gerados (artefatos resultantes do processamento do lote) em momento anterior ao processamento, o contribuinte recebe E04.

Ao receber o E04 (pelo fato de o lote não estar processado) o contribuinte pode estar entendendo que deve proceder com o reenvio do lote, o que gerará novo número de protocolo para a mesma identificação de RPS. Neste ínterim o primeiro lote enviado pode ser processado e gerar NFS-e/Erro, o que gerará, quando o segundo lote [,e todos os que forem enviados consequentemente com a mesma identificação de RPS,] o erro E10. Em alguns casos o sistema do contribuinte não preserva, vinculado à operação que está realizando seu sistema, todos os protocolos gerados para esta operação, por exemplo:

1. Contribuinte realiza a prestação de um serviço;
2. Contribuinte solicita ao seu sistema que gere RPS do serviço realizado;
3. Contribuinte solicita ao seu sistema que envie à prefeitura o RPS gerado;
4. Sistema da Prefeitura recepciona o lote enviado pelo contribuinte e devolve o protocolo ao contribuinte;
5. Sistema do contribuinte armazena protocolo temporariamente;
6. Sistema/Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura sem verificar se o lote está processado;
7. Sistema da prefeitura retorna E04;
8. Primeiro lote é processado pelo sistema da prefeitura e gera NFS-e;
9. Contribuinte ao receber falso-negativo (E04) solicita ao seu sistema que envie RPS novamente ao sistema da Prefeitura;
10. Sistema da Prefeitura recepciona o lote enviado pelo contribuinte e devolve o protocolo ao contribuinte;
11. Sistema sobrescreve protocolo gerado no primeiro envio;
12. Sistema/Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura sem verificar se o lote está processado, utilizando o segundo protocolo;
13. Sistema da prefeitura retorna E04;
14. Contribuinte verifica no site da Prefeitura/Tomador avisa que foi gerada a NFS-e;
15. Segundo lote é processado e retorna E10;
16. Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura sem verificar se o lote está processado, utilizando o segundo protocolo;
17. Sistema da prefeitura retorna E10.

Um procedimento alternativo, que poderia utilizar os recursos disponibilizados pelo sistema da Prefeitura e fornecer informações acuradas sobre o processamento do lote, seria o seguinte:

1. Contribuinte realiza a prestação de um serviço;
2. Contribuinte solicita ao seu sistema que gere RPS do serviço realizado;
3. Contribuinte solicita ao seu sistema que envie à prefeitura o RPS gerado;
4. Sistema da Prefeitura recepciona o lote enviado pelo contribuinte e devolve o protocolo ao contribuinte;
5. Sistema do contribuinte armazena protocolo, vinculando-o à operação;
6. Sistema/Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura;
7. Sistema do contribuinte verifica se o lote foi processado;
8. Sistema da prefeitura informa o valor 2 (Não processado);
9. Primeiro lote é processado pelo sistema da prefeitura e gera NFS-e;
10. Sistema/Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura;
11. Sistema do contribuinte verifica se o lote foi processado;
12. Sistema da prefeitura informa o valor 4/3 (Processado com sucesso / Processado com Erro);
13. Contribuinte solicita a NFS-e do lote processado, através do protocolo armazenado;
14. Contribuinte recepciona as NFS-e/Erros geradas(os) e vincula-os à operação.
15. Caso seja retornado erro, contribuinte procede com as correções nos valores;
16. Contribuinte re-solicita ao seu sistema que gere RPS do serviço realizado;
17. Contribuinte solicita ao seu sistema que re-envie à prefeitura o RPS gerado;
18. Sistema da Prefeitura recepciona o lote enviado pelo contribuinte e devolve o protocolo ao contribuinte;
19. Sistema do contribuinte armazena o novo protocolo, vinculando-o à operação;
20. Sistema/Contribuinte solicita a nota gerada ao sistema da Prefeitura;
21. Sistema do contribuinte verifica se o lote foi processado;
22. Sistema da prefeitura informa o valor 4 (Processado com sucesso);
23. Contribuinte recepciona as NFS-e geradas e vincula-as à operação.

Ainda ressaltamos que caso o contribuinte tenha realizado o primeiro exemplo, ou algo similar, é possível receber as NFS-e geradas, através da consulta de Notas por RPS, informando o Número do RPS, a série e o tipo, no método disponibilizado para tal. Desta forma o contribuinte poderá alimentar seu sistema com as notas que aparentemente não estão disponíveis, que na verdade não retornam pelo uso de um protocolo que não corresponde mais ao envio que gerou as NFS-e.
Ir para o topo Ir para baixo
http://SuporteNFS-e.forumeiros.com
Janderson




Mensagens : 4
Data de inscrição : 03/08/2012

(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty
MensagemAssunto: Resposta   (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote EmptySex Ago 03, 2012 2:53 pm

Caro Elton, Se você faz parte do sistema do GINFES, só digo uma coisa seu sistema é péssimo, porém sei sobre todas essas etapas, o problema é que o sistema na primeira versão que fiz usando o modelo versão 2 funcionava perfeitamente e começou a emitir erros com o tempo, entrava em contato com o ginfes e como de praxe não respondiam, então recorri a um amigo de outra empresa que me aconselhou a usar a versão 3, então atualizei e consegui enviar, gero o lote, tenho o protocolo, porém sempre quando consulto a situação e tento receber a nfe, seja pelo meu sistema usando o webservice ou por acesso a página web, o número de protocolo não existe conforme o site retorna ou o erro que é resultante do webservice.

Enquanto a etapa de consultar o a situação lote, tenho este metodo para verificar sim. O que me deixa mais chateado é que esse sistema não é testado e não há um exemplo de informações definidas, o arquivo de layout é muito ruim, sem exemplos.

Outras empreas como a SEFAZ de Manaus é muito melhor no envio de informações, pois sabem ter um arquivo de layout e exemplos melhores. O próprio correios tem um suporte de informações para seu webservice melhor.

Perante tantas críticas e erros nada se faz, suas respostas são subjetivas sem nenhum objetivo e sem nenhuma resolução concreta.

O maior erro da prefeitura de Manaus foi tirar um sistema robusto utilizado antes aqui e colocar este sistema da GINFES que é muito ruim.


Aqui está o código do protocolo gerado pelo GINFES
820127247

E também tenho o método de consulta que retorna este erro
Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados, mas tenho o código do protocolo. Prova que enviei o RPS em um lote.

E o retorno diz que não foi enviado nenhum RPS, me diga como? Se o arquivo de envio de lote com RPS estivesse com problema seria emitido a mensagem de arquivo fora da estrutura ou outro erro, mas não estava tanto que tenho o código de protocolo do GINFES gerado, me explique como isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Vinicius Silveira ADM
Admin
Vinicius Silveira ADM


Mensagens : 441
Data de inscrição : 23/02/2012
Localização : São Paulo

(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty
MensagemAssunto: Re: (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote   (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote EmptySex Ago 03, 2012 3:03 pm

Janderson escreveu:
Caro Elton, Se você faz parte do sistema do GINFES, só digo uma coisa seu sistema é péssimo, porém sei sobre todas essas etapas, o problema é que o sistema na primeira versão que fiz usando o modelo versão 2 funcionava perfeitamente e começou a emitir erros com o tempo, entrava em contato com o ginfes e como de praxe não respondiam, então recorri a um amigo de outra empresa que me aconselhou a usar a versão 3, então atualizei e consegui enviar, gero o lote, tenho o protocolo, porém sempre quando consulto a situação e tento receber a nfe, seja pelo meu sistema usando o webservice ou por acesso a página web, o número de protocolo não existe conforme o site retorna ou o erro que é resultante do webservice.

Enquanto a etapa de consultar o a situação lote, tenho este metodo para verificar sim. O que me deixa mais chateado é que esse sistema não é testado e não há um exemplo de informações definidas, o arquivo de layout é muito ruim, sem exemplos.

Outras empreas como a SEFAZ de Manaus é muito melhor no envio de informações, pois sabem ter um arquivo de layout e exemplos melhores. O próprio correios tem um suporte de informações para seu webservice melhor.

Perante tantas críticas e erros nada se faz, suas respostas são subjetivas sem nenhum objetivo e sem nenhuma resolução concreta.

O maior erro da prefeitura de Manaus foi tirar um sistema robusto utilizado antes aqui e colocar este sistema da GINFES que é muito ruim.


Aqui está o código do protocolo gerado pelo GINFES
820127247

E também tenho o método de consulta que retorna este erro
Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados, mas tenho o código do protocolo. Prova que enviei o RPS em um lote.

E o retorno diz que não foi enviado nenhum RPS, me diga como? Se o arquivo de envio de lote com RPS estivesse com problema seria emitido a mensagem de arquivo fora da estrutura ou outro erro, mas não estava tanto que tenho o código de protocolo do GINFES gerado, me explique como isso?


A ferramenta esta retornando a informação correta, pois esse numero de protocolo realmente não existe. Verifique o XML retorno com o numero do protocolo pelo Ginfes através do serviço "servico_enviar_lote_rps_resposta_v03".

PS: A ideia do fórum é trocar ideias, conhecimentos e tirar duvidas sobre a NFS-e, para reclamações utilize outro canal (e-mail ou contato com a prefeitura).
Ir para o topo Ir para baixo
http://SuporteNFS-e.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty
MensagemAssunto: Re: (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote   (RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
(RESOLVIDO)Problema na consulta de Lote
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problema Consulta Lote Manaus
» (RESOLVIDO)Problema no retorno da solicitação, método de Consulta - ConsultarLoteRps - Homologação
» (RESOLVIDO)Problema na recepção de lote
» Erro E160 Consulta Situação Lote
» Erro E315 na Consulta da Situação do Lote

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Desenvolvimento NFS-e  :: Erros e Alertas-
Ir para: