Desenvolvimento NFS-e
Desenvolvimento NFS-e

Site destinado a desenvolvedores de softwares na integração com a NFS-e.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 E89 - Informe o número correto do RPS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
dmarcel



Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/02/2015

MensagemAssunto: E89 - Informe o número correto do RPS   Qua Fev 18, 2015 8:15 pm

Saudações a todos!

Este é meu primeiro tópico no fórum e antes de postá-lo recorri ao atendimento GINFES mas infelizmente não obtive respostas conclusivas, por isso gostaria de compartilhar com vocês o que tenho observado na integração com este padrão.

Inicialmente, customizamos nosso sistema de mensagens para, após enviar um lote RPS por meio do evento
<EnviarLoteRpsEnvio>, consultá-lo por meio do evento <ConsultarLoteRpsEnvio>. Neste ponto, já surgiram as primeiras ocorrências do erro citado, recebemos o protocolo 71941325 como resposta:

Código:
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
- <ns3:EnviarLoteRpsResposta xmlns:ns2="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd" xmlns:ns3="http://www.ginfes.com.br/servico_enviar_lote_rps_resposta_v03.xsd">
  <ns3:NumeroLote>1000016</ns3:NumeroLote>
  <ns3:DataRecebimento>2015-01-19T19:37:20</ns3:DataRecebimento>
  <ns3:Protocolo>71941325</ns3:Protocolo>
  </ns3:EnviarLoteRpsResposta>

No evento de consulta, <ConsultarLoteRpsEnvio>, enviamos este mesmo protocolo:

Código:
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
- <ConsultarLoteRpsEnvio xmlns:tipos="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns="http://www.ginfes.com.br/servico_consultar_lote_rps_envio_v03.xsd">
- <Prestador>
  <tipos:Cnpj>01637895003905</tipos:Cnpj>
  <tipos:InscricaoMunicipal>1211361</tipos:InscricaoMunicipal>
  </Prestador>
  <Protocolo>71941325</Protocolo>

Mas o sistema responde:

Código:
  <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
- <ns3:ConsultarLoteRpsResposta xmlns:ns2="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#" xmlns:ns4="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd" xmlns:ns3="http://www.ginfes.com.br/servico_consultar_lote_rps_resposta_v03.xsd">
- <ListaMensagemRetorno>
- <ns4:MensagemRetorno>
  <ns4:Codigo>E4</ns4:Codigo>
  <ns4:Mensagem>Esse RPS não foi enviado para a nossa base de dados</ns4:Mensagem>
  <ns4:Correcao>Envie o RPS para emissão da NFS-e.</ns4:Correcao>
  </ns4:MensagemRetorno>
  </ListaMensagemRetorno>
  </ns3:ConsultarLoteRpsResposta>

Tentando contornar a situação, substituímos o evento <ConsultarLoteRpsEnvio> pelo <ConsultarNfseRpsEnvio>, crentes de que consultando pelo RPS, eliminaríamos as chances do erro ocorrer:

Código:
  <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
- <ConsultarNfseRpsEnvio xmlns="http://www.ginfes.com.br/servico_consultar_nfse_rps_envio_v03.xsd" xmlns:n2="http://www.altova.com/samplexml/other-namespace" xmlns:tipos="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd" xmlns:dsig="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#">
- <IdentificacaoRps>
  <tipos:Numero>4576</tipos:Numero>
  <tipos:Serie>J</tipos:Serie>
  <tipos:Tipo>1</tipos:Tipo>
  </IdentificacaoRps>
- <Prestador>
  <tipos:Cnpj>01637895003905</tipos:Cnpj>
  <tipos:InscricaoMunicipal>1211361</tipos:InscricaoMunicipal>
  </Prestador>

Mas para nossa surpresa....

Código:
  <?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>
- <ns3:ConsultarNfseRpsResposta xmlns:ns2="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#" xmlns:ns4="http://www.ginfes.com.br/tipos_v03.xsd" xmlns:ns3="http://www.ginfes.com.br/servico_consultar_nfse_rps_resposta_v03.xsd">
- <ListaMensagemRetorno>
- <ns4:MensagemRetorno>
  <ns4:Codigo>E89</ns4:Codigo>
  <ns4:Mensagem>Não existe na base de dados uma NFS-e emitida para o número de RPS informado</ns4:Mensagem>
  <ns4:Correcao>Informe o número correto do RPS.</ns4:Correcao>
  </ns4:MensagemRetorno>
  </ListaMensagemRetorno>
  </ns3:ConsultarNfseRpsResposta>

Vocês já se depararam com este erro alguma vez? Infelizmente não encontramos ainda um meio de contorná-lo, a saída está sendo cancelar estes RPS para "tentar a sorte" com outra numeração.
Quando consultamos o protocolo informado ou o próprio RPS diretamente no site, ou o mesmo não existe, ou ainda não foi processado (mesmo depois de vários dias).

Agradeço qualquer ajuda que puder me dar uma direção com relação a este incidente.

Abraços a todos!

Douglas Marcel de Moraes
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
E89 - Informe o número correto do RPS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Código correto
» Proposta importante: Aumento de número de páginas
» Não consigo fazer fundo da staff correto
» [Resolvido]Problema com widget/ não direciona ao destino correto.
» Backgrundo correto para cada monitor

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Desenvolvimento NFS-e  :: Erros e Alertas-
Ir para: