| Definição do Alerta A02 | |
|
+2eder.ramos Vinicius Silveira 6 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Vinicius Silveira
Mensagens : 25 Data de inscrição : 21/02/2013
| Assunto: Definição do Alerta A02 Ter Abr 16, 2013 1:24 pm | |
| Olá a todos, venho por esta mensagem esclarecer o alerta A02 .
Primeiramente informamos que a validação referente ao alerta A02, será implantada na ferramenta em ambiente de produção na data de 30/04/2013, enquanto isto a mesma esta disponível para testes no ambiente de homologação Ginfes, para que os desenvolvedores possam realizar os devidos testes e se necessário realizar as alterações no software.
Srs. Contribuintes, serão realizadas alterações no serviço de consulta disponibilizadas através do WebService. Caso você utilize uma aplicação que transmita RPS para conversão em Nota Fiscal Eletrônica, dependo da arquitetura do seu sistema, solicite ao seu fornecedor que realize a leitura da nota técnica disponível na área FAQ disponível no site. As mudanças começarão a surtir efeitos a partir do dia 30/04/2013.
Lembrando que a nova funcionalidade esta disponível em ambiente de homologação para testes e que estas informações estão disponíveis no site do Ginfes de seu município, logo após o login.
VALE LEMBRAR QUE não há um manual disponível para download pois não houve alterações no layout ou estrutura dos arquivos portanto os manuais da ABRASF disponíveis no site para download estão ativo e serão ainda os manuais padrões para realizar a integração com o WebService Ginfes.
A RESTRIÇÃO
A nova regra de consultas ira funcionar da seguinte forma:
1- Não será mais permitido a realização de consultas de notas fiscais simultanea ou paralelamente para o mesmo CNPJ. 2- Para efetuar uma nova consulta, a aplicação utilizada pelo contribuinte deverá aguardar o retorno com o resultado da primeira consulta, caso o contrario o ginfes ira enviar o alerta A02 no retorno. 3- Não será permitido também a chamada de 2 ou mais métodos de consulta ao mesmo tempo, por exemplo, sua aplicação não pode enviar uma solicitação de consulta de 500 notas ao mesmo tempo (lembrando que para realizar este procedimento eram realizadas 500 chamadas de consulta no WebService). Este vale também para aplicações que realizam consultas diferentes para o mesmo CNPJ, como por exemplo consultar o numero de uma nota fiscal e obter o XML de outra nota ao mesmo tempo. 4- O bloqueio de consultas não ira funcionar por um timeout, portanto não adianta realizar outra consulta sem ter recebido o retorno de uma consulta em andamento.
Agradeço a todos pela compreensão.
| |
|
| |
eder.ramos
Mensagens : 26 Data de inscrição : 28/03/2012
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 7:14 am | |
| Essa regra não está se aplicando corretamente. Minha aplicação primeiro realiza o envio do lote e depois utiliza o metódo ConsultarLoteRpsV3 e mesmo assim o bloqueio é realizado.
Como faço para desbloquear um lote? não consegui entender ainda, uma vez bloqueado, não é possível realizar mais nenhuma ação. | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 7:55 am | |
| Olá Eder,
Pelo que entendi, voce deve realizr 2 Consultas, existe um método de ConsultasituacaodoLote e este retorna um cídog da situação do Lote..
Caso a mensagem seja um "OK" ai voce pode realizar a nova consulta.
Digo tudo ido pelo email do atendimento enviado, sobre a mesma dúvida..
" Mas lembre-se que para cada recibo enviado sua aplicação deve utilizar pelo menos dosi metodos de consulta, e não um somente, pois se você utilizar somente o metodo descrito abaixo ConsultarLoteRpsV3 , Sua aplicação nunca ira saber se o lote foi processado, pois ira faltar a consulta do metodo servico_consultar_situacao_lote_rps_envio_v03. "
Eu ainda estou apanhando um pouco sobre isto..
Se consegiuir implantar, pode dar uma luz por aqui???
Grato. | |
|
| |
eder.ramos
Mensagens : 26 Data de inscrição : 28/03/2012
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 8:08 am | |
| Olá fparmezani,
Ontem estava realizando testes no ambiente de homologação e fiquei com o RPS "preso" com essa mensagem. Hoje, ao tentar novamente, a nota já estava liberada para consulta.
Alterei a aplicação para realizar as consultas manualmente (com intervenção do usuário).
1º A aplicação envia o lote. 2º Em outra tela, o usuário poderá escolher duas consultas: Situação: Através do metódo servico_consultar_situacao_lote_rps_envio_v03. ConsultaLote: Através do metódo: ConsultarLoteRpsV3.
Dessa forma funcionou. Vou continuar com os testes, qualquer novidade te aviso.
Última edição por eder.ramos em Qua Abr 17, 2013 8:10 am, editado 1 vez(es) | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Sequencia de Solicitacoes Qua Abr 17, 2013 8:09 am | |
| - Vinicius Silveira escreveu:
- Olá a todos, venho por esta mensagem esclarecer o alerta A02 .
Primeiramente informamos que a validação referente ao alerta A02, será implantada na ferramenta em ambiente de produção na data de 30/04/2013, enquanto isto a mesma esta disponível para testes no ambiente de homologação Ginfes, para que os desenvolvedores possam realizar os devidos testes e se necessário realizar as alterações no software.
Srs. Contribuintes, serão realizadas alterações no serviço de consulta disponibilizadas através do WebService. Caso você utilize uma aplicação que transmita RPS para conversão em Nota Fiscal Eletrônica, dependo da arquitetura do seu sistema, solicite ao seu fornecedor que realize a leitura da nota técnica disponível na área FAQ disponível no site. As mudanças começarão a surtir efeitos a partir do dia 30/04/2013.
Lembrando que a nova funcionalidade esta disponível em ambiente de homologação para testes e que estas informações estão disponíveis no site do Ginfes de seu município, logo após o login.
VALE LEMBRAR QUE não há um manual disponível para download pois não houve alterações no layout ou estrutura dos arquivos portanto os manuais da ABRASF disponíveis no site para download estão ativo e serão ainda os manuais padrões para realizar a integração com o WebService Ginfes.
A RESTRIÇÃO
A nova regra de consultas ira funcionar da seguinte forma:
1- Não será mais permitido a realização de consultas de notas fiscais simultanea ou paralelamente para o mesmo CNPJ. 2- Para efetuar uma nova consulta, a aplicação utilizada pelo contribuinte deverá aguardar o retorno com o resultado da primeira consulta, caso o contrario o ginfes ira enviar o alerta A02 no retorno. 3- Não será permitido também a chamada de 2 ou mais métodos de consulta ao mesmo tempo, por exemplo, sua aplicação não pode enviar uma solicitação de consulta de 500 notas ao mesmo tempo (lembrando que para realizar este procedimento eram realizadas 500 chamadas de consulta no WebService). Este vale também para aplicações que realizam consultas diferentes para o mesmo CNPJ, como por exemplo consultar o numero de uma nota fiscal e obter o XML de outra nota ao mesmo tempo. 4- O bloqueio de consultas não ira funcionar por um timeout, portanto não adianta realizar outra consulta sem ter recebido o retorno de uma consulta em andamento.
Agradeço a todos pela compreensão.
Vinicius. Qual a sequência de metodos a ser seguido agora quando do envio de Lote e RPS para emissao de NF? Ou seja. Analisando o documento da ABRASF. após consumir o método. "Recepcao e processamento de Lote de RPS" eu devo usar o método " Consultar situação do lote" que retorna a TAG .. tsSituacaoLoteRps onde a resposta pode ser 1,2,3,4.. Caso a mensagem seja 4 eu posso prosseguir com o metodo "Consultar situaçao do lote". Esta é a sequ6encia Correta? | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: 1 Dia de espera Qua Abr 17, 2013 8:12 am | |
| - eder.ramos escreveu:
- Olá fparmezani,
Ontem estava realizando testes no ambiente de homologação e fiquei com o RPS "preso" com essa mensagem. Hoje, ao tentar novamente, a nota já estava liberada para consulta.
Alterei a aplicação para realizar as consultas com manualmente (com intervenção do usuário).
1º A aplicação envia o lote. 2º Em outra tela, o usuário poderá escolher duas consultas: Situação: Através do metódo servico_consultar_situacao_lote_rps_envio_v03. ConsultaLote: Através do metódo: ConsultarLoteRpsV3.
Dessa forma funcionou. Vou continuar com os testes, qualquer novidade te aviso.
Oi Elder.. 1 Dia de espera??? putz... é muita coisa, Nesta sua aplicação voce esta liberando a consulta para o usuário do sistema? Quando seu usuário faz a consutla de situação por lote e recebe o Status "4 - Processado com sucesso", é neste momento que efetua a Consulta do LOTE? | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: CNPJ Bloqueado Qua Abr 17, 2013 8:20 am | |
| - eder.ramos escreveu:
- Essa regra não está se aplicando corretamente. Minha aplicação primeiro realiza o envio do lote e depois utiliza o metódo ConsultarLoteRpsV3 e mesmo assim o bloqueio é realizado.
Como faço para desbloquear um lote? não consegui entender ainda, uma vez bloqueado, não é possível realizar mais nenhuma ação. Concordo... parece estar acontencendo isto mesmo, | |
|
| |
eder.ramos
Mensagens : 26 Data de inscrição : 28/03/2012
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 8:25 am | |
| fparmezani,
É demorou um pouco para liberar rsrs.
Sim, as duas consultas ficam disponíveis para o usuário, ele escolhe qual realizar.
Realizei testes de duas maneiras: 1º Envio o Lote, Consulto Situação e Consulta Lote 2º Envio o Lote e Consulto Lote
os dois modos funcionaram, o segundo modo deve ter funcionado pois o lote já deveria estar processado. Continuarei com os testes. | |
|
| |
eder.ramos
Mensagens : 26 Data de inscrição : 28/03/2012
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 10:25 am | |
| Vinicius, Qual o tempo de bloqueio das consultas?
Por exemplo: Enviei o Lote 1048, em quanto ele estava com status em processamento. Tentei realizar uma Consulta Lote e uma Consulta Situação, o lote foi bloqueado. Agora o lote não sai dessa situação "bloqueado".
O que fazer nesses casos? | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Dúvida Qua Abr 17, 2013 12:20 pm | |
| - eder.ramos escreveu:
- Vinicius,
Qual o tempo de bloqueio das consultas?
Por exemplo: Enviei o Lote 1048, em quanto ele estava com status em processamento. Tentei realizar uma Consulta Lote e uma Consulta Situação, o lote foi bloqueado. Agora o lote não sai dessa situação "bloqueado".
O que fazer nesses casos? Esta é minha dúvida Tmabém | |
|
| |
junio.cesarino
Mensagens : 3 Data de inscrição : 17/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 17, 2013 12:38 pm | |
| Vinicius Silveira, Boa tarde!!
Acredito que vocês não estão sendo claros ou não estamos conseguindo entender a suas explicações.
No caso da nossa aplicação, fazemos o seguinte:
1º - Envio do do Rps através do método : RecepcionarLoteRpsV3 2º - Aguardo a resposta desse método. 3º - Caso resposta positiva, envia a consulta através do método :ConsultarLoteRpsV3.
e ainda assim está retornando o erro A02.
Se realmente vocês implementarem a rotina a partir de 30/04 sem esclarecer isso todos meus clientes não conseguiram emitir notas.
o que devemos fazer? seja mais especifico. | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: AJUDA Sex Abr 19, 2013 2:46 pm | |
| - junio.cesarino escreveu:
- Vinicius Silveira, Boa tarde!!
Acredito que vocês não estão sendo claros ou não estamos conseguindo entender a suas explicações.
No caso da nossa aplicação, fazemos o seguinte:
1º - Envio do do Rps através do método : RecepcionarLoteRpsV3 2º - Aguardo a resposta desse método. 3º - Caso resposta positiva, envia a consulta através do método :ConsultarLoteRpsV3.
e ainda assim está retornando o erro A02.
Se realmente vocês implementarem a rotina a partir de 30/04 sem esclarecer isso todos meus clientes não conseguiram emitir notas.
o que devemos fazer? seja mais especifico. Estou com o mesmo problema PELO AMOR DE DEUS SEJAM CLAROS NAS RESPOSTAS. Será que apelando eles ajudam? | |
|
| |
junio.cesarino
Mensagens : 3 Data de inscrição : 17/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Seg Abr 22, 2013 10:02 am | |
| Pessoal,
É inacreditável, é simples, mas o que nos chama atenção e o descaso desse pessoal da GINFES com os seus clientes.
Seguinte, antes eu fazia esse fluxo :
1 - RecepcionarLoteRpsV3 2 - ConsultarLoteRpsV3
mudei para: 1 - RecepcionarLoteRpsV3 2 - ConsultarSituacaoLoteRpsV3 3 - ConsultarLoteRpsV3
Seria mais simples se eles informarem que apos a recepção do Lote deve ser feito a consulta de situação do lote e apos essa consulta pode gerar as outras.
Abraços, | |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Seg Abr 22, 2013 11:06 am | |
| - junio.cesarino escreveu:
- Pessoal,
É inacreditável, é simples, mas o que nos chama atenção e o descaso desse pessoal da GINFES com os seus clientes.
Seguinte, antes eu fazia esse fluxo :
1 - RecepcionarLoteRpsV3 2 - ConsultarLoteRpsV3
mudei para: 1 - RecepcionarLoteRpsV3 2 - ConsultarSituacaoLoteRpsV3 3 - ConsultarLoteRpsV3
Seria mais simples se eles informarem que apos a recepção do Lote deve ser feito a consulta de situação do lote e apos essa consulta pode gerar as outras.
Abraços, Junior.. Neste processo, voce ainda recebeu a mensagem A02 e em consulta posterior (Loop) ele retornou o numero da nota e protocolo?? | |
|
| |
junio.cesarino
Mensagens : 3 Data de inscrição : 17/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Seg Abr 22, 2013 12:32 pm | |
| fparmezani,
eu peguei o protocolo no RecepcionarLoteRpsV3 e guardei para se usado no ConsultarLoteRpsV3, mas entre eles tem o ConsultarSituacaoLoteRpsV3, dessa forma deu certo, não retornou o erro A02.
| |
|
| |
fparmezani
Mensagens : 23 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Seg Abr 22, 2013 12:56 pm | |
| - junio.cesarino escreveu:
- fparmezani,
eu peguei o protocolo no RecepcionarLoteRpsV3 e guardei para se usado no ConsultarLoteRpsV3, mas entre eles tem o ConsultarSituacaoLoteRpsV3, dessa forma deu certo, não retornou o erro A02.
Concordo... Acabei de fazer e nao deu erro... Fiquei um pouco preocupado pois faço várias vezes a consulta de Situação até receber uma reposta com situação 3 ou 4. Somente após esta eu faço outra consulta. Tive que arrumar toda minha aplicação. | |
|
| |
Meneguci
Mensagens : 8 Data de inscrição : 23/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Ter Abr 23, 2013 2:28 pm | |
| Isso que da investir em infra-estrutura meia boa ou mal elaborada, agora quem se f* mesmo é nóis aqui que ficamos levando porrada dos clientes por incopetencia de vocês. | |
|
| |
Emerson.pwi
Mensagens : 7 Data de inscrição : 11/04/2013
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 Qua Abr 24, 2013 9:05 am | |
| Não importa a ordem de metodos utilizados para consultar.
Ao enviar a nota, basta aguardar de 3 à 5 min e consultar a nota enviada, utilizando qualquer método de consulta (em qualquer ordem!).
Se a nota for consultada antes desse tempo, será retornado o Erro A02 e o CNPJ em questão ficará pelo menos 1 hora sem retorno de consultas (é quase uma punição ao usuario da aplicação).
Exemplo do Fluxo: - Envio de nota (apenas executar método de envio, não executar nenhuma consulta) - Aguardar 3 à 5 min - Consultar (tanto faz consutar lote ou situação)
Enviando as notas e consultando dessa forma não há problema. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Definição do Alerta A02 | |
| |
|
| |
| Definição do Alerta A02 | |
|